Doutor, você conhece o Pilar da sua presença Online?

Pilar da presença Online

Neste artigo vamos dar dicas sobre como os profissionais da área da saúde (médicos, dentistas, etc.) podem investir em um Pilar para a sua presença online na Internet. Vamos mostrar como a existência de um Pilar para a presença na Internet facilita as ações de divulgação online da Clínica e dos serviços dos profissionais da área da saúde.

A presença digital na internet nada mais é do que o modo como os profissionais da saúde se apresentam para melhorar o relacionamento com os pacientes, mostrando os diferenciais e meios para resolver os problemas e queixas dos mesmos. Ao contrário do que muitos pensam, a presença online na Internet não é somente estar presente com perfis e fazer postagens nas redes sociais (ex. Facebook e Instagram). Uma boa presença digital exige uma ação coordenada centrada em algo (Site) cuja propriedade é totalmente do profissional da saúde. Um Site como Pilar proporciona organização e suporte para as todas as ações nas redes sociais e no Google além de proporcionar uma percepção mais profissional para os serviços por parte dos potenciais pacientes.

Objetivos da Presença Online

Os objetivos de um profissional da área da saúde ao investir na sua presença Online são os seguintes:

  • Informação: Informar os pacientes
  • Interação: Interagir com os Pacientes
  • Autoridade: Ampliar a sua Autoridade
  • Captação: Captar novos pacientes

Ao investir na sua presença Online, os profissionais da área da saúde se beneficiam da característica 24×7 da internet, onde tudo fica disponível todas as horas do dia em todos os dias da semana.  Portanto, uma vez presente na Internet a informação, a interação, a divulgação da autoridade do profissional e a possibilidade de captar novos pacientes ficam disponíveis 24×7.

Informação: Informar os Pacientes

As informações para o paciente a serem divulgadas Online são:

  • Endereço/Google Maps
  • Horários de Atendimento
  • Equipe Médica
  • Especialidades existentes
  • Tratamentos existentes (ex. Homecare, Check-Up, etc.)
  • Planos e Convênios
  • Infraestrutura disponível na Clínica (ex. Fotos).
  • Declaração de Visão, Missão e Valores da Clínica
  • Respostas a Dúvidas Frequentes

Interação: Interagir com Pacientes

  • Telefone e Whatsapp
  • Email
  • Formulários (ex. Contato, Agendamento e Newsletters)
  • Botões/Links (CTAs – Call to Action) para levar o Pacientes a fazer agendamentos, contato e inscrição para receber Newsletters da Clínica.

Autoridade: Ampliar Autoridade

  • Logotipo/Logomarca
  • Curriculum
  • Divulgações de Certificações, Afiliações, Notícias, participações em Congressos, etc.
  • Links para Perfis no Instagram, Facebook, Youtube, etc.
  • Depoimentos de Pacientes (Ex. vídeo ou texto)
  • Ter um Blog para o Profissional ou para a Clínica

Captação: Captar Novos Pacientes

  • Publicar artigos de interesse no Blog da Clínica
  • Publicar Vídeos e Lives (Instagram, Facebook ou Youtube) sobre temas de interesse
  • Configurar o Site da Clínica para dar suporte a ações de Marketing no Google, Instagram, Facebook, Youtube e também para ações de Email Marketing.

Estudo de Caso

Vamos imaginar o profissional da saúde Dr. João NÃO TENHA UM SITE, mas tenha presença nas redes sociais com um Perfil no Instagram, uma página no Facebook e um Canal no Youtube. Vamos imaginar que o Dr. João faça postagens regularmente no Instagram e Facebook (textos, fotos e vídeos). Suponhamos também que o Dr. João faça lives nestas redes sociais e no Youtube e com isso, alcançou um bom número de seguidores nestas redes.

Vamos analisar como as pessoas procuram atualmente por serviços de saúde do Dr. João:

  • buscam no Google pelo serviço
  • seguem indicação de amigos

Atentar para o fato que, embora o Dr. João esteja com uma boa presença Online nas Redes Sociais, caso a pessoa interessada no serviço não seja seguidora do Dr. João, os serviços profissionais dele serão invisíveis para a ela… Mesmo no caso em que a pessoa seja um seguidor do Dr. João, pode acontecer que não haja um sincronismo entre uma postagem do Dr. João sobre determinado serviço coincidir temporalmente com a necessidade da pessoa em neste serviço. Ou seja, não adiantou nada a boa presença do Dr. João nas Redes Sociais para captar esse novo paciente!

Vamos imaginar, entretanto, que a pessoa veja uma postagem do Dr. João nas Redes Sociais no exato momento que ela necessita do serviço postado. Ao se interessar pelo assunto ela vai clicar na postagem e ir no perfil do Dr. João e procurar na Bio mais informações, tais como  link para o Site da Clínica do João, endereço, telefone, whatsapp, mapa de como chegar, fotos da clínica, etc. Com certeza ela não vai encontrar todas estas informações de forma organizada pois, como dito acima,  o Dr. João NÃO TEM UM SITE! Portanto, a pessoa vai ficar sem atender os seus desejos de se informar/interagir com o Dr. João e provavelmente a pessoa vai desistir de contatar a Clínica do Dr. João.

Aumentando um pouco mais a complexidade deste estudo de caso, vamos supor que o Dr. João deseja fazer divulgação com anúncios pagos para divulgar a sua Clínica no Google Ads. Como ele não tem um Site, ele não terá como colocar links adequados nos anúncios de modo a direcionar os interessados para uma Landing Page específica sobre o serviço anunciado… ou seja. se ele insistir em fazer uma campanha no Google estará desperdiçando recursos com uma divulgação ineficaz!  

Estrutura ideal para um Site ser pilar da presença Online

Concluímos com o estudo de caso acima que ter um Site é essencial para garantir um Pilar sólido na presença Online de um profissional da saúde. Vamos abaixo mapear como os 4 objetivos para presença Online descritos acima estão distribuídos na estrutura de um Site ideal:

PÁGINA PRINCIPAL

Cabeçalho (aparece em todas as páginas):

  • Interação: Menu para acesso às páginas do site, Telefone (opcional)
  • Autoridade: Logotipo/Logomarca
  • Informação: Telefone de contato da Clínica (opcional no cabeçalho)

Banner Inicial:

  • Autoridade:
    Logotipo/Logomarca
    – Divulgar Afiliações, Certificações, etc.
    – Divulgar Links para Perfis no Instagram, Facebook, Youtube, etc.
  • Interação: Botão de Call To Action (CTA) para Agendar Consulta

Sessão Quem Somos

  • Informação: apresentação da Clínica e, se for o caso,declaração de Visão, Missão e Valores da Clínica
  • Interação: Inserção de botão CTA para Agendamento de Consulta (opcional)

Sessão Especialidades/Tratamentos:

  • Informação:  Divulgar Especialidades e Tratamentos (Ex. Ortodontia, Home Care, Check-up, etc.)
  • Interação: Inserção de botão CTA para Agendamento de Consulta (opcional)

Sessão Nossa Clínica

  • Informação: Divulgar infra-estrutura da Clínica, fotos da Clínica, Equipamentos especiais, etc.
  • Interação: Inserção de botão CTA para Agendamento de Consulta (opcional)

Sessão Nossa Equipe

  •  Informação: Divulgar Foto, Nome, CRM/CRO/CRP, mini-curriculum dos profissionais da Clínica.

Sessão de Depoimentos

  • Autoridade: Depoimentos em vídeo ou textuais de pacientes

Sessão Perguntas Frequentes

  • Informação: Lista de respostas a perguntas freqüentes (genéricas sobre a Clínica)

Sessão Conheça nosso Blog

  • Autoridade: Últimas postagens no Blog com link para os artigos completos no Blog.
  • Captação:
    Gerar artigos no Blog sobre tópicos de interesse de potenciais pacientes.
    – Fazer postagem no Blog de vídeos de interesse de potenciais pacientes.

Sessão Convênios

  • Informação: Nomes e Logotipos dos Planos e Convênios existentes na Clínica

Sessão Entre em Contato

  • Informação: Divulgar o Endereço, Telefone, Whatsapp e Mapa de localização da Clínica
  • Interação: Disponibilizar um Formulário de contato com a Clínica

Rodapé (para todas as páginas)

  • Informação:
    – Endereço, Telefones e Whatsapp da Clínica
    – Horário de Atendimento da Clínica
  • Autoridade: Links para Redes Sociais Instagram, Facebook e Youtube da Clínica

PÁGINA SECUNDÁRIA DE ESPECIALIDADES

É muito importante que existam no Site páginas específicas para cada Especialidade existente na Clínica. O conteúdo destas páginas devem ser completos de modo que estas páginas possam ser utilizadas como Landing Pages (páginas de destino) associadas a campanhas de anúncios no Google Ads, Campanhas de Postagens Patrocinadas no Facebook/Instagram e também para ações de Email Marketing.

Abaixo vemos como deve ser o mapeamento dos 4 objetivos para presença Online descritos acima, na estrutura de uma página secundária de um Site ideal:

Banner Inicial:

  • Autoridade:
    Logotipo/Logomarca
    – Divulgar Links para Perfis no Instagram, Facebook, Youtube, etc.
  • Interação: Botão de Call To Action (CTA) para Agendar Consulta

Sessão Nossa Equipe

  •  Informação: Divulgar Foto, Nome, CRM/CRO/CRP, mini-curriculum dos profissionais da Clínica que atendem a Especialidade em questão

Sessão Nossa Clínica

  • Informação:  Divulgar infra-estrutura da Clínica, fotos da Clínica, Equipamentos especiais, etc., com foco na especialidade.
  • Interação: Inserção de botão CTA para Agendamento de Consulta (opcional)

Sessão de Depoimentos

  • Autoridade: Depoimentos em vídeo ou textuais de pacientes que fizeram tratamento da especialidade

Sessão Perguntas Frequentes

  • Informação: Lista de respostas a perguntas freqüentes (sobre a especialidade).

Sessão Conheça nosso Blog

  • Autoridade: Últimas postagens sobre a especialidade no Blog, com link para os artigos completos no Blog.
  • Captação:
    Gerar artigos no Blog sobre tópicos associados à especialidade que sejam de interesse de potenciais pacientes.
    – Fazer postagem no Blog de vídeos associados à especialidade que sejam de interesse de potenciais pacientes.

Sessão Convênios

  • Informação: Nomes e logotipos dos Planos e Convênios existentes na Clínica

Sessão Entre em Contato

  • Informação: Divulgar o Endereço, Telefone, Whatsapp e Mapa de localização da Clínica
  • Interação: Disponibilizar um Formulário de contato com a Clínica

Conclusões

É de extrema importância que o Site da sua Clínica seja o Pilar da sua presença Online. Ao contratar o desenvolvimento do Site, verifique a existênca de suporte de profissionais especializados em Marketing na equipe de desenvolvimento do Site.

A Marketing Care presta o serviço de Consultoria de Marketing e serviços de Comunicação de Marketing (Ex. Desenvolvimento de Site, Criação de Logotipo, Arte para Papelaria, Arte para FolderGoogle Marketing,  Facebook MarketingInstagram Marketing e Fotografia para Clínica) para clinicas e consultórios. Ligue ou envie mensagem whatsapp pelo telefone (019)97100-4488 ou entre em contato via email e peça um orçamento sem compromisso.

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