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Publicidade: Google, Facebook ou Instagram?

Publicidade no Google, no Facebook ou Instagram?

Qual a estratégia seguir?
Onde focar esforços de comunicação com clientes?
Onde os resultados são melhores? Onde a relação custo benefício é melhor?

É muito importante que se entenda as formas de publicidade no Facebook/Instagram e a publicidade de Links Patrocinados do Google e, principalmente, a importância da presença no topo dos resultados orgânicos nas buscas no Google. Tenha em mente que existem semelhanças e diferenças entre a publicidade no Facebook/Instagram e publicidade no Google.

Como funciona a Publicidade Paga?

A  capacidade de segmentar o público alvo existe, tanto no Google como no Facebook. Entretanto, a segmentação no Google se mostra menos necessária que no Facebook/Instagram. A razão é que os anúncios são “buscados” pelos usuários no Google e no Facebook/Instagram os anúncios são “empurrados” nos Feednews (Feed Notícias) dos usuários segmentados. Portanto, no caso de Clínicas, os anúncios “buscados” no Google são mais eficientes. O Google somente exibe os anúncios nos resultados de uma busca, quando identifica que ela contém palavras “compradas” pelo anunciante e que o usuário da busca esteja numa região definida na campanha para veiculação dos anúncios. 

Os anúncios no Google servem para permitir “encontrabilidade” (as pessoas acharem!) produtos e serviços em geral… Já no Facebook/Instagram, devido à característica dos anúncios serem “empurrados” para os usuários, devemos ter cuidado de não apresentar anúncios que o usuário não queira ver! Na área da saúde, serviços associados à estética (Ex. odontologia estética), podem ser bem-vindos pelos usuários quando veiculados em postagens patrocinadas no Facebook ou Instagram! 

Facebook, Instagram ou Google?

Tanto o Google como o Facebook/Instagram tem um público muito grande, sendo portanto interessantes canais para publicidade e ambos dispõem de mecanismos para fazer publicidade paga para os seus usuários.

Os usuários quando estão no Facebook/Instagram ficam mais tempo navegando do que quando estão procurando algo no Google. Com isso podemos considerar que a publicidade no Facebook/Instagram deveria ser feita quando o objetivo for divulgar uma Marca ou trabalhar em algum ponto da Imagem da empresa/clínica ou produto/serviço. Uma vantagem da publicidade no Facebook/Instagram é que ela pode ser voltada para um público bem específico, podendo chegar ao usuários através de diversas formas de segmentação (hobbies, interesses, times, etc.).

Outro ponto importante a ser considerado é a motivação do uso do Google e do Facebook/Instagram pelos usuários. Enquanto no Google as pessoas buscam por coisas com uma intenção específica (Ex. encontrar algo para comprar, obter conhecimento para tomar uma decisão de compra, etc.), os usuários do Facebook/Instagram navegam no Newsfeed (Feed Notícias) e nos Stories/Timeline dos seus contatos para conversar, fofocar e especular sobre atividades de contatos e grupos que faz parte. Obviamente a forma como o Facebook/Instagram é utilizado pelos usuários, pode ser também explorada na publicidade quando o interesse for a aproximação dos usuários em um espaço mais íntimo e acolhedor.

As ações de publicidade no Google tendem a ser mais diretas e muito eficientes, pois os anúncios de Links Patrocinados podem ser veiculados tanto junto aos resultados das buscas feitas pelos usuários
como também junto às Redes de Display do Google (Ex. blogs, site de notícias, etc.) formadas por páginas de conteúdo de terceiros cujo tema/assunto esteja relacionado com o anúncio a ser veiculado. Aliás, o fato do Google estar mais intimamente ligados com a sua Rede de Display potencializa ainda mais a publicidade, pois muitos usuários consideram muito mais confiáveis as opiniões sobre produtos, serviços, eventos, etc quando estas aparecem em Blogs independentes.

Postagem Patrocinada ou Impulsionamento

No Instagram e no Facebook é possível fazer postagens patrocinadas (ou Dark Posts) ou impulsionar postagens do Newsfeed. A grande maioria dos usuários fazem impulsionamento de postagens no Newsfeed… a grande maioria das empresas fazem postagens patrocinadas. A diferença é que as postagens patrocinadas aparecem somente no Newsfeed dos usuários que pertençam ao público alvo segmentado… não poluem o seu Timeline! Já o impulsionamento de postagens, necessariamente exige que a postagem esteja no Timeline da página ou perfil. Nossa opinião é que todos os perfis profissionais deveriam utilizar somente Postagens Patrocinadas (Dark Posts), deixando o Newsfeed o mais limpo possível com postagens bem planejadas e consistentes.

Mas os meus seguidores verão as Postagens Patrocinadas? Sim! Se eles estiverem no segmento definido para a campanha eles verão as postagens.

Remarketing

Nas Campanhas com Postagens Patrocinadas (Dark Posts) no Facebook/Instagram é possível selecionar como público alvo os usuários que visitaram o Site da Clínica e foram marcados como público alvo para remarketing. Isto é feito com a configuração de um Pixel de Remarketing do Facebook/Instagram no Site da Clínica. A vantagem do uso de remarketing e que, de certa forma, o seu anúncio deixa de ser “empurrado” no Newsfeed do Facebook/Instagram. Na verdade, você está “lembrando” ao usuário sobre um produto/serviço do seu site que ele mostrou interesse quando visitou o seu Site… Ações de remarketing são excelentes para produtos/serviços que envolvam um maior tempo para decisão de compra, seja pelo valor ou seja pela necessidade de maior pesquisa do usuário na internet.

Importância de um Site

As ações de divulgação de Clínicas e Serviços de Saúde junto ao Google, Facebook e Instagram tem que necessariamente estar baseadas em um Site. Deixando bem claro: deve ser possível ser colocado nos anúncios um link para o seu site tipo www.suaclinica.com.br. A publicidade paga funciona muito mais eficientemente e com maior credibilidade quando associada a um Site profissional. Ações de remarketing somente são possíveis quando existe um Site onde ocorre uma visita prévia e o usuário é marcado para remarketing.

Conclusões

Considerando que o objetivo seja atrair potenciais usuários para consumir determinado produto ou serviço, a publicidade no Google é bem mais eficiente do que no Facebook/Instagram. O desenvolvimento de campanhas no Google Ads possibilita opções de segmentação de público alvo eficientes além de uma variedade de formatos de anúncios. O remarketing possibilita ligar Campanhas no Google e no Facebook/Instagram de uma forma muito eficiente. Com tanta flexibilidade, a publicidade no Google, Facebook e Instagram exige um alto grau de especialização dos profissionais na configuração, otimização e acompanhamento das campanhas. Com isso pequenos anunciantes (pequenas empresas, clínicas, etc.) podem ter dificuldade em fazer publicidade online, não explorando as excelentes funcionalidades das plataformas (ex. remarketing), resultando em campanhas com orçamentos não otimizados e consequentemente com desperdício de dinheiro.

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