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Você necessita de um Business Plan?


Você necessita de um Business Plan?

Muitos profissionais da área da saúde acham que planos de negócios ou Business Plan são para empresários e não se aplicam aos seus Consultórios e Clínicas! 

Realmente, um Business Plan é obrigatório quando é necessário capital para iniciar ou expandir um negócio existente e o empreendedor necessita, por exemplo, de um empréstimo de banco. Neste caso ter um Business Plan poderá facilitar em muito o processo de análise do seu negócio e agilizar a liberação do capital solicitado.

Portanto, dependendo dos seus objetivos, você deve avaliar a necessidade de escrever um Business Plan... Sim, você deve escrever, pois o Business Plan é um documento com diversas informações que deve ser detalhado num documento formal escrito!

Porque escrever um Business Plan?

Dito de forma simples, um Business Plan é um documento sobre o seu Consultório ou Clínica, que deve provar que um investimento a ser feito vai gerar receita suficiente para cobrir os investimentos e se justificar financeiramente. Portanto, o Business Plan vai variar conforme o seu objetivo:

Abrir um novo negócio (Ex. abrir uma nova unidade da Clínica)
Ampliar a Clínica existente (Ex. reformar o imóvel e/ou adquirir novos Equipamentos).

Como fazer um Business Plan?

Existem softwares no mercado que facilitam a geração de um Business Plan, desonerando o usuário da parte financeira, fazendo os cálculos de forma automática. Mas de nada adianta o software, se o usuário não entender as razões de se fazer um Business Plan.

Como iniciar o Business Plan?

Basicamente, o profissional da área da saúde tem que definir os objetivos pretendidos e descrever as estratégias e ações necessárias para atingir esses objetivos.

Exemplos de objetivos e Metas

Lembre-se que as Metas devem ser definidas da forma mais completa possível, devendo ser específicas, devem ser mensuráveis, devem ser alcançáveis, devem ser relevantes e finalmente as metas devem ser temporais. Leia mais sobre como estabelecer Metas no artigo “A importância do estabelecimento de Metas”. Exemplos de metas

  • Abrir uma nova unidade da Clínica no bairro Cambuí, até 31/12/2014".
  • Ampliar o imóvel atual da clinica para a instalação de 2 novos cadeiras odontológicas até 31/12/2014, ampliando assim a capacidade de atendimento».
  • Até 31/12/2014, criar e investir em um novo conceito de “marca” e reestruturar a Clínica de modo que ela possa expandir com a entrada de 2 novos profissionais de ortodontia e implantodontia».

Estratégias e Ações

As estratégias e ações necessárias vão depender dos objetivos pretendidos e deverão incluir uma análise da competitividade dos serviços atuais, da oportunidade para a introdução de novos serviços, da análise se a forma de gestão atual está adequada para atingir os objetivos pretendidos, se os processos operacionais atuais necessitam ser alterados, se a infra-estrutura existente deve ser expandida, se deve haver uma avaliação da concorrência existente na região da Clínica, se são necessárias novas formas de divulgação, etc, etc.

Se o Business Plan estiver sendo feito para convencer o gestor ou seus sócios da viabilidade dos investimentos, o foco do plano pode ser mais operacional. Entretanto, se o destino do Business Plan for uma Instituição Financeira (Banco), o foco também deverá ser financeiro, devendo estar claramente demonstrado a viabilidade financeira dos investimentos.

Você terá que detalhar aspectos operacionais, tais como: Há necessidade de ampliar área da Clínica? São necessários novos equipamentos? Necessito contratar novos colaboradores? O que é necessário fazer que não esteja sendo feito hoje? É necessário treinamento? Necessito de um novo website? E Folders? Todas estas respostas tem que estar respondidas no Business Plan, de forma quantificada do ponto de vista do investimento necessário.

Conclusões

Finalize o Business Plan, com no mínimo uma análise de indicadores de viabilidade para o negócio (ou investimento) como o Ponto de equilíbrio, a Lucratividade, a rentabilidade e o Prazo de Retorno do Investimento. 

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