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Publicidade no Google, no Facebook ou Instagram?


Publicidade no Google, no Facebook ou Instagram?Qual a estratégia seguir?
Onde focar esforços de comunicação com clientes?
Onde os resultados são melhores? Onde a relação custo benefício é melhor?

É muito importante que se entenda as formas de publicidade no Facebook/Instagram e a publicidade de Links Patrocinados do Google e, principalmente, a importância da presença no topo dos resultados orgânicos nas buscas no Google. Tenha em mente que existem semelhanças e diferenças entre a publicidade no Facebook/Instagram e publicidade no Google.

Como funciona a Publicidade Paga?

A  capacidade de segmentar o público alvo existe, com limitações, tanto no Google como no Facebook. Entretanto, no Google os anúncios são “buscados” pelos usuários e no Facebook/Instagram os anúncios são “empurrados” para os usuários. Quando o público alvo não pode ser definido com uma certa confiança, os anúncios “buscados” no Google são mais efetivos. Neste caso, o Google exibe os anúncios somente  após uma busca feita pelos usuários por palavras “compradas” pelo anunciante. 

Os anúncios no Google servem para permitir “encontrabilidade” (as pessoas acharem!) produtos e serviços em geral... seja os mesmos tangíveis ou intangíveis! Já no Facebook/Instagram, devido à característica dos anúncios serem “empurrados” para os usuários, devemos ter cuidado de não apresentar anúncios que o usuário não queira ver! Na área da saúde, serviços associados à estética (Ex. odontologia estética), podem ser bem-vindos pelos usuários quando veiculados em postagens patrocinadas no Facebook ou Instagram! 

Facebook, Instagram ou Google?

Tanto o Google como o Facebook tem um público muito grande, sendo portanto interessantes canais para publicidade e ambos dispõem de mecanismos para fazer publicidade paga para os seus usuários.

A principal diferença entre o Google e o Facebook/Instagram é quando se tem como objetivo principal a venda de um produto ou serviço específico via ações e presença na internet. Os usuários quando estão no Facebook/Instagram ficam mais tempo navegando do que quando estão procurando algo no Google. Com isso podemos considerar que a publicidade no Facebook/Instagram deveria ser feita quando o objetivo for divulgar a Marca ou trabalhar em algum ponto da Imagem da empresa ou produto/serviço. Uma vantagem da publicidade no Facebook/Instagram é que ela pode ser voltada para um público bem específico, podendo chegar ao usuários através de diversas formas de segmentação (hobbies, interesses, times, etc.).

Outro ponto importante a ser considerado é a motivação do uso do Google e do Facebook/Instagram pelos usuários. Enquanto no Google as pessoas buscam por coisas com uma intenção específica (Ex. encontrar algo para comprar, obter conhecimento para tomar uma decisão de compra, etc.) os usuários do Facebook/Instagram navegam no News Feed e Linha do Tempo dos seus contatos para conversar, fofocar e especular sobre atividades de contatos e grupos que faz parte. Obviamente a forma como o Facebook/Instagram é utilizado pelos usuários, pode ser também explorada na publicidade quando o interesse for a aproximação dos usuários em um espaço mais íntimo e acolhedor.

As ações de publicidade no Google tendem a ser mais diretas e muito eficientes, pois os anúncios de Links Patrocinados podem ser veiculados tanto junto aos resultados das buscas feitas pelos usuários
como também junto às Redes de Display do Google (Ex. blogs, sitse de notícias, etc.) formadas por páginas de conteúdo de terceiros cujo tema/assunto esteja relacionado com o anúncio a ser veiculado. Aliás, o fato do Google estar mais intimamente ligados com a sua Rede de Display potencializa ainda mais a publicidade, pois muitos usuários consideram muito mais confiáveis as opiniões sobre produtos, serviços, eventos, etc quando estas aparecem em Blogs independentes.

Conclusões

Considerando que o objetivo seja atrair potenciais usuários para consumir determinado produto ou serviço, a publicidade no Google é bem mais eficiente do que no Facebook. O desenvolvimento de campanhas no Google Adwords possibilita melhores opções de segmentação de anúncios e uma variedade de formatos de anúncios que o Facebook ainda não disponibiliza. Com tanta flexibilidade a publicidade no Google exige um alto grau de especialização dos profissionais na configuração, otimização e acompanhamento das campanhas. Com isso pequenos anunciantes (pequenas empresas, clínicas, etc.) podem ter dificuldade em fazer publicidade no Google de não explorando as excelentes características de segmentação existentes no Google Ads, resultando em orçamentos não otimizados.

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