Como definir estratégia de Marketing Digital

Esrategia de Marketing Digital

É inegável que nos tempos atuais o marketing digital pode ter um impacto substancial no sucesso de qualquer negócio ou empresa. Com a maior participação dos clientes e concorrentes em ações na Internet, é muito importante a definição de uma estratégia de marketing digital focando ts s aspectos relevantes. Neste artigo apresentamos dicas impotante a serem guida!

Objetivos e Metas

Estabeleça metas seguindo a metodologia S.M.A.R.T. ou seja, devem ser Específicas (Specific), devem ser Mensuráveis (Mensurable), devem ser Alcançáveis (Attainable), devem ser Relevantes (Relevant) e finalmente as metas devem ser Temporais (Time-Based).  Suas ações de Marketing Digital devem ir além da mera informação  ao público da existência do seu Site. Sua estratégia deve ir além, definindo o que você deseja do público após encontrarem o seu Site. Com certeza você espera que comprem seus produtos/serviços no seu Site… você também pode desejar fidelizar o público com o conteúdo do Blog associado ao Site… Conhecer os objetivos e metas do seu negócio é a primeira etapa na construção de uma estratégia de marketing digital. 

Concorrentes e Clientes

Conhecendo os seus clientes e concorrentes em potencial você poderá diferenciar as suas ofertas de produtos/serviços e a sua empresa, oferecendo produtos/serviço voltados para os desejos do cliente e diferenciados em realação à concorrência.

Defina a persona associada aos seus clientes ideais e descubra as oferta que os atrairão. Determine quais conteúdos farão com que eles percebam sua empresa na internet. Defina formas de concientizar os seus potenciais clientes a considerarem a sua marca e, por conseqüência, seus produtos/serviços.

A importância de Marca

É importante a definição de uma base mínima associada à sua marca: seu logotipo, fontes e as  suas cores. Esta definição será disseminada em todas as suas ações posteriores de marketing digital. Portanto, ao definir esta base mínima da sua marca é como atribuir um rosto e uma personalidade ao seu negócio.

Em seguida é necessário definir a personalidade da sua marca… isso ajudará a definir textos e imagens de apoio para as suas campanhas, Site, etc.  A declaração de missão do seu negócio também pode dizer algo sobre a personalidade da sua marca, portanto se você não tem uma é é hora de fazê-la. Tenha em mente que tudo isso estará de certo modo interligado e associado com a sua credibilidade junto aos clientes.

Divulgue seus Produtos/Serviços

Com suas metas e objetivos definidos, seus concorrentes identificados, sua persona definida assim como os aspectos associados à sua marca (logotipo, cores, etc.), você pode iniciar as campanhas de divulgação do seu negócio. Antes de qualquer outra ação você deverá criar o seu site que será a peça fundamental que dará suporte a todas as demais ações na internet, como suas campanhas no Google, Facebook, Instagram, etc.

Quando o seu site for ativado e otimizado (SEO), você poderá iniciar suas ações nas Redes Sociais e no Google (PC e Display) tendo as páginas do site como landing pages. Dependendo dos produtos ou serviços da sua empresa algumas  mídias sociais serão mais adequadas para fazer a sua divulgação (ex. Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e Snapchat). Não se esqueça de preparar o seu site para viabilizar a construção da sua lista de email marketing.

Analise os resultados

A eficácia de suas campanhas digitais deverá ser sempre acompanhada utilizando ferramentas como o Google Analytics para acompanhar o comportamento dos visitantes do site. As campanhas nas mídias sociais podem ter seu desenpenho acompanhado por ferramentas nativas complementado por relatórios do Google Analytics. É muito importante acompanhar o desempenho do conteúdo do seu site e das suas campanhas no Google/Redes Sociais, isso possibilitará o ajuste  dos conteúdos e campanhas de modo a atingir os objetivos estratégicos do seu negócio.

Conclusões

O sucesso das suas ações no mundo digital para divulgar ou lançar serviços/produtos depende de você seguir as etapas descritas neste artigo. Estas etapas são detalhadas em outras postagens do nosso Blog.

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