Artigo: Vantagem Competitiva para Clínicas


Vantagem Competitiva para ClínicasUma importante parte do planejamento de marketing é o estabelecimento de estratégias para o negócio. Considerando uma Clínica como uma empresa do setor de saúde que necessita ter sucesso como negócio, as estratégias formuladas no Plano de Marketing deverão estar fortemente ligadas às vantagens competitivas existentes.

As estratégias devem ser estabelecidas para que a Clínica possa se beneficiar de uma posição competitiva favorável perante a concorrência. Esta posição deve incluir vantagens competitivas que garantam a preferência dos clientes e que sejam sustentáveis ao longo do tempo. A vantagem competitiva existe quando a Clínica consegue ofertar para seus clientes um valor que supere o seu custo de produção.

Posicionamento

Uma Clínica pode se posicionar, do ponto de vista de ofertar valor para os clientes, como uma Clínica líder nos preços dos serviços (serviços tem baixo custo para os clientes) ou como uma Clínica com serviços diferenciados e, por isso, podendo ter custos mais elevado que a concorrência. Dependendo do portfólio, uma Clínica pode se posicionar para uns serviços como líder de preço e para outros serviços com diferenciação (preços mais altos).

Quando uma Clínica opta pelo posicionamento de líderança de preço ela deve estar preparada para obter lucros na economia de escala, e portanto deverá ter vantagem competitiva de infraestrutura com capacidade para alto fluxo de clientes e consultas além de sistemas de gestão compatíveis com as altas demandas do negócio.

Quando uma Clínica opta pelo posicionamento de diferenciação dos serviços, ela procura alcançar uma posição única perante a concorrência, com atributos que os clientes valorizam e portanto estão dispostos a pagar um preço mais alto pelos serviços.

Capacidades Essenciais

Nas duas situações de posicionamento acima, a vantagem competitiva advém das capacidades essenciais internas à organização para coordenar as diversas habilidades necessárias à prestação dos serviços e integrar tecnologias tendo foco a Liderança de Custo ou a Diferenciação.

As capacidades essenciais estão associadas à organização, processos, atendimento, comunicação e ao envolvimento e comprometimento das pessoas. Com isso a Clínica tem condição de prestar serviços cujos benefícios e valor serão percebidos pelos clientes.

Buscando a Vantagem Competitiva

Uma Clínica com visão de futuro em termos de vantagem competitiva, deve procurar formas para alcançar uma posição privilegiada nas oportunidades futuras do mercado. A vantagem competitiva precisa ser efetiva o bastante para fazer a diferença, ser sustentável perante as mudanças no ambiente, mudanças na concorrência e deve estar alinhada com atributos existentes na Clínica que serão percebidos pelos clientes. Esta situação de vantagem competitiva ocorre quando a Clínica consegue agregar mais valor a seus clientes e fornecedores do que seus concorrentes.

As vantagens competitivas decorrentes da inovação de produtos e serviços, processos de produção e de estratégias de marketing são as mais fáceis de serem imitadas pelos concorrentes. Deve ser lembrado que quanto mais difíceis de serem imitadas mais duradouras serão as competências essenciais que levam às vantagens competitivas.

Com o surgimento da Internet, houve diversas mudanças no comportamento dos consumidores que passaram a ter mais acesso à informações e maior disponibilidade de produtos e serviços no mercado. A Internet alterou a relação de forças e o consumidor passou a ter muito mais poder. Com isso, a habilidade das empresas usarem a Internet como instrumento de marketing para atrair seus clientes pode ser uma importante fonte de vantagem competitiva.

A natureza da comunicação via Internet pode mudar a forma de contato com o cliente, superando suas expectativas através de respostas rápidas, interatividade e disponibilidade de acesso a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo.

Uma Clínica que queira potencializar vantagem competitiva via marketing digital na Internet deve procurar inovar e reinventar-se de modo transformar o capital intelectual em ativo intelectual que tenha valor para a organização e para os clientes.

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