Artigo: Email Marketing para Clínicas


SAIBA MAIS SOBRE EMAIL MARKETINGSua Clínica precisa de E-mail Marketing?

O E-mail Marketing é uma forma de Marketing de Relacionamneto com os Clientes, é parente da Mala Direta e devido à sua grande abrangência e custo extremamente baixo, você deve considerá-lo nas ações de divulgação os seus serviços e da sua Clínica.

Para o envio de um E-mail Marketing você  necessita basicamente de uma Lista de E-Mails. Muito frequentemente, quem decide por fazer uma campanha de E-mail Marketing não compreende que o seu maior desafio está em fazer com que o destinatário abra e leia o seu e-mail, e não em conseguir uma lista de alguns milhares (ou até milhões) de e-mails! 

Na verdade a maior dificuldade na utilização do E-mail Marketing é conseguir desassociá-lo do SPAM, e com  isso conseguir que o usuário abra e leia o e-mail. Atualmente existem mecanismos nos servidores da rede que sequer enviam o e-mail para o destinatário quando algumas características indicam alta probabilidade daquele e-mail ser SPAM.

Eficácia do E-mail Marketing

Podemos afirmar que, uma campanha de E-mail Marketing para a sua clínica baseada em uma lista obtida de forma “tortuosa” em sites da internet  jamais será eficaz ! Portanto, a origem da lista de e-mails é de grande importância para o sucesso e eficácia da sua campanha de E-mail Marketing.

Outro ponto que é pouco considerado no E-mail Marketing é que a comunicação não termina quando o usuário abre e lê o e-mail! Para existir continuidade na comunicação e o E-mail Marketing ser efetivo, é essencial que o e-mail enviado tenha link para o website da Clínica, onde deve existir uma “Landing Page” específica para receber o tráfego gerado pela campanha de E-mail Marketing.

Leia o artigo "Vantagens de um Website para Clínicas". No caso da Clínica desejar fazer uma ação de E-mail Marketing, ter um website é uma obrigação!!

Email Marketing e as Newsletters

Você deve entender que não existe maneiras de determinar se uma lista de e-mails é eficaz olhando apenas para a lista! A eficácia da utilização de determinada lista tem a ver com o que você pretende comunicar utilizando a lista! No caso de uma lista de e-mail ser de pessoas predominantemente jovens, não adianta esperar que muitos abrirão um e-mail cujo título seja “Plano de Aposentadoria Privada”...

A melhor lista para o E-mail Marketing da sua clínica deve ser construída por você e seus funcionários, onde devem estar presentes os e-mail dos clientes, dos potenciais clientes (aqueles que fizeram orçamento no passado e não retornaram), dos prospects (pessoas que ligaram para a Clínica em busca de informação) e eventual lista de e-mails segmentados para potenciais clientes do seu bairro ou cidade (no caso de cidades médias e pequenas).

Uma forma eficaz de se obter e-mails para uma Lista de E-mail Marketing e entregando algo de graça para os visitantes do seu website e solicitando que os usuários cadastrem o e-mail para receber gratuitamente. Entre as coisas que podem ser oferecidas gratuitamente via seu website,  a mais popular e eficaz é a disponibilização de  informação gratuita de interesse dos visitantes do website. O usuário deve fornecer o e-mail para ter acesso à informação, que normalmente é chamada de “Newsletter”. A Newsletter deve ser periódica e deve abordar temas relevantes e associados com o website da clínica.

Resista à tentação ! Jamais  faça  SPAM !

Você não deve jamais sair por aí comprando listas de e-mails ou contratando empresas para enviar milhões de e-mail para desconhecidos na esperança de obter algum resultado. Isto simplesmente não funciona, e o pior, a cada resultado obtido (alguém lê o email e entra em contato) você estará aborrecendo e irritando milhares de outros usuários e criando uma imagem muito negativa da sua clínica.

Dicas para um E-mail Marketing Eficaz

  • Conheça bem o público-alvo: conhecer o que as pessoas querem ler ajuda a obter uma alta taxa de abertura de e-mail.
  • Dê atenção especial ao campo de assunto (subject) do e-mail: a linha de assunto deve chamar a atenção do usuário e convocá-lo para uma ação imediata, por exemplo “10 razões para você investir no seu sorriso” (para um e-mail de uma clínica de ortodontia) ou  “Agende uma avaliação da sua saúde bucal”. Outra dica é que o tamanho do campo de assunto do email não deve ultrapassar 7 a 8 palavras.
  • Os links existentes no e-mail devem encaminhar o usuário para uma página específica (Landing Page) no seu website: ao clicar em um link no e-mail o usuário deve ser conduzido ir para uma página construída especialmente para recepcioná-lo e, obviamente, deve ter tudo a ver com o assunto do email. Este é um ponto esquecido na maioria das campanhas de E-mail Marketing e que é motivo de grande frustração dos usuários (alta taxa de “bounce”, ou seja abandono do seu website!).

Marketing Care

A Marketing Care presta o Serviço de Consultoria de Marketing e desenvolvimento de serviços (Ex. Folders, Website, Logotipo, etc.) para clinicas e consultórios. O nosso trabalho busca formas de ampliar o "branding" e a imagem profissional dos nossos clientes. Ligue (019)3722.0820 ou entre em contato via email e peça um orçamento sem compromisso.

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