Artigo: O website da sua Clínica está preparado para Smartphones e Tablets?


website responsivo

Atualmente o grande uso de smartphones e tablets vem mudando a abordagem para o design de sites na internet. O fato dos usuários “tocarem” na tela ao invés de “clicarem” no mouse, a diversidade de tamanhos de tela, a variação no número de pixels e a necessidade de utilização de texto conciso e objetivo trouxeram uma nova forma de se fazer os sites de empresas cujos principais usuários façam acesso via smartphones e tablets. 

Antes da proliferação de dispositivos móveis com capacidade de navegação na internet, o desafio era lidar com a existência de vários navegadores de computadores desktop mantendo a mesma aparência para o website.

Os sites que se adaptam às diversas características do dispositivo do usuário, seja smartphone, tablet ou desktop, são concebidos para oferecerem uma experiência de visualização ideal, com facilidade de leitura e navegação sem a necessidade frequente de redimencionamento (pan) além de terem menus de fácil acesso (projetados para se adaptarem ao dispositivo) e a fácil rolagem da tela.

Site com Design/Layout Responsivo

Quando um site é feito considerando as características acima ele é considerado um site com layout/design responsivo, ou seja, o site “responde” automaticamente se adaptando às características da tela do  dispositivo do usuário (tamanho, resolução, etc.).

Quando um designer cria um site “responsivo”, ele deve assegurar que os elementos de navegação, layout de telas, tamanho de fontes/textos, imagens, vídeos e outros elementos da interface do usuário se ajustam automaticamente às características dos diversos dispositivos smartphones, tablets e desktops.

Por que é importante ter site com design “responsivo”?

O número de dispositivos, plataformas e navegadores que o usuário irá utilizar cresce a cada dia sendo necessário planejar a evolução dos sites atuais para uma nova tecnologia de design que se adapte aos dispositivos dos usuários.

O custo para fazer um site com design/layout “responsivo” é um pouco maior do que fazer um site convencional, mas deve ser considerado que uma vez finalizado o novo site, ele estará preparado para o futuro próximo onde o acesso através de dispositivos móveis será predominante.

Saiba que o tráfego Internet com origem a partir de dispositivos móveis aumenta exponencialmente a cada dia e, dependendo do seu negócio, à medida que os seus clientes e potenciais clientes se acostumarem com a navegação na web através de seus smartphones e tablets o seu site precisa estar preparado para oferecer conforto no acesso para estes usuários.

Sabemos que a qualidade do conteúdo do site (textos e imagens, vídeos, etc.) sempre foi e sempre será extremamente importante para o sucesso do site. Entretanto, atualmente temos que nos preocupar adicionalmente com o conforto do usuário ao consumir o conteúdo do seu site em telas de diversos tamanhos e resoluções...

Desta forma, ter um site com tecnologia de design/layout responsivo é cuidar do seu cliente para que ele tenha uma experiência de navegação agradável e eficiente independentemente dele estar acessando o seu site via  um computador de mesa, um smartphone ou um tablet.

Conclusões

Faça uma análise do tráfego de usuários ao seu atual site, utilizando as ferramentas do Google Analytics (www.google.com/analytics). Caso os acessos ao seu site sejam maciçamente feitos via usuários de desktops (computadores de mesa), você deverá acompanhar o crescimento do tráfego de acesso ao site oriundo de usuários utilizando smartphones e tablets. Planejando a evolução do seu site quando o número de acessos de usuários de dispositivos móveis crescer acima de determinado patamar.

Marketing Care

A Marketing Care presta o Serviço de Consultoria de Marketing e desenvolvimento de serviços (Ex. Folders, Website, Logotipo, etc.) para clinicas e consultórios. O nosso trabalho busca formas de ampliar o "branding" e a imagem profissional dos nossos clientes. Ligue (019)3722.0820 ou entre em contato via email e peça um orçamento sem compromisso.

Pin It