Artigo: Muito mais que encontrabilidade!


Encontrabilidade no Google aplicável à uma ClínicaEm nossa Newsletter de Setembro abordamos a importância da “encontrabilidade” para os profissionais da saúde. Nesta Newsletter de Novembro vamos continuar no mesmo tema, abordando um ponto muito comum na maioria dos websites da internet: a pseudo-encontrabilidade.

Como exemplo vamos imaginar uma empresa da área de Limpeza Empresarial com um website que aparece na primeira posição do resultado do Google, quando é procurado por “limpeza empresarial” (sem aspas). Aparentemente o website está muito bem, pois ele está na primeira posição do Google!! Entretanto, se você procurar pelo seguinte conjunto de palavras “limpesa empresarial” (escrito errado!!), “limpeza para empresas”, “limpeza de empresas”, “serviços de limpeza”, “limpeza hospitalar” , “tercerização de serviço de limpeza” e “limpeza industrial” você verificará que a tal empresa de limpeza está invisível na internet!!! Ela não aparece em nenhum dos resultados de busca destas palavras no Google...Aparecem apenas empresas concorrentes! Um detalhe é que este é um caso real! 

Que lição devemos tirar do exemplo acima: o seu website tem que estar nas primeiras posições das buscas do Google para todos os conjuntos de palavras que sejam importantes para o seu negócio. E quais são os conjuntos de palavras importantes para o seu negócio? As palavras importantes, são aquelas que o usuários teclam no browser quando estão procurando os seus serviços, por isso no conjunto de palavras devem haver versões até de palavras grafadas de forma errada (isso mesmo, com erros de português!).

Um outro ponto a ser considerado, é o aspecto regional! Não adianta um usuário de Campinas/SP procurar no Google por um serviço de “Implantes dentários” e aparecer como resultado uma Clínica de Fortaleza. Portanto, a sua clínica deve ficar nas primeiras posições quando são procuradas palavras que contenha a sua cidade ou região, por exemplo “clínica de implantodontia campinas”, “implantes dentários campinas”, “estética bucal campinas”, etc.

É importante ressaltar também que é muito mais fácil (e rápido, para os websites novos!) aparecer nas primeiras posições numa busca por “implantes dentários campinas” do que ficar nas primeiras posições do resultado da busca pelas palavras “implantes dentários”. A razão é a maior concorrência para conjuntos de palavras mais genéricas.

Sumarizando tudo que foi dito até aqui sobre a encontrabilidade do seu website:

  • Liste os conjuntos de palavras (esqueça palavras isoladas, elas são demasiadamente genéricas!!) mais significativos que traduzem os hábitos dos seus potenciais clientes nas buscas no Google.
  • Gere uma lista expandida do conjunto de palavras, incluindo versão com grafia errada de palavras com maior probabilidade de erra de grafia.
  • Certifique-se que estes conjuntos de palavras estejam nos textos do conteúdo da sua página, nos keywords do código HTML (onde devem ser inseridas as palavras com erro de grafia) e se possível nos títulos das páginas.

Marketing Care

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