Melhorias na Clínica: Como comunicar para os clientes?


Melhorias na Clínica:  Como comunicar para  os clientes? É comum depararmos com a seguinte situação: “profissionais que fazem investimentos consideráveis em equipamentos e infra-estrutura em suas Clínicas que, para serem amortizados adequadamente, necessitam de determinado volume de consultas/exames que não é atingido apenas com a base de clientes existente”.

Na verdade, quando o investimento no novo equipamento foi decidido pelo profissional alguns meses atrás, ele deveria ter considerado na análise financeira, a necessidade de investimentos de marketing para fazer a adequada comunicação dos novos serviços para a base de clientes e potenciais interessados. Deveria ter se lembrado que todos os possíveis interessados, não apenas a base de clientes existentes, terá que ser comunicada sobre os novos serviços (Ex. potenciais clientes, rede de indicação de clientes, outros profissionais interessados na utilização dos serviços terceirizados viabilizados pelo novo equipamento).

Retorno do Investimento

Na verdade deve-se ter em mente que investimentos na Clínica necessitam de análise financeira que poderá indicar se o R.O.I. (Return Of Investment) que será obtido está adequado ou não. Caso a análise indique inviabilidade do investimento (baixo R.O.I.) no novo equipamento para a Clínica, o profissional deverá analisar possíveis formas de ampliar o faturamento com o novo equipamento de forma a atingir o R.O.I. desejado.

A análise poderá levar a redefinições do modelo de negócio da Clínica, com possível oferta de capacidade ociosa do novo equipamento para outros profissionais. Neste novo modelo, amplia-se o faturamento aproveitando a oportunidade de novos serviços prestados viabilizados pelo novo equipamento.

A importância da Comunicação de Marketing!

É muito importante que no Planejamento Financeiro seja considerado recursos financeiros para ações consistentes de Comunicação de Marketing para atingir todos os novos players: atuais clientes e os novos potenciais clientes da Clínica.

Deve ser feita uma análise para saber quem são os novos clientes, onde estão e como pode ser comunicado, da forma mais eficiente possível, a existência dos novos serviços disponibilizados na sua Clínica. Deve ser feito um Planejamento de Marketing contendo orçamento, as estratégias, as ações e os objetivos a serem alcançados para a Clínica na nova fase com um novo modelo de negócio! Alguns exemplos de ações necessárias são um novo website, novos folders, email marketing e até eventual nova decoração dos ambientes da Clínica!

Deve ser definido um prazo para avaliação das ações definidas no Planejamento de Marketing, devendo ser avaliado se o R.O.I. desejado foi alcançado no período com eventuais ações de correções associadas.

Conclusões

A cada dia o número de consumidores que utilizam a Internet para acessar informações sobre determinado produto ou serviço aumenta progressivamente. Assim, é imperativo que as Clínicas e Consultórios utilizem a internet para a divulgação dos serviços. 

Marketing Care

A Marketing Care presta o serviço de Consultoria de Marketing e serviços de Comunicação de Marketing (Ex. FoldersWebsiteLogotipoPapelariaGoogle MktFacebook MktInstagram Mkt e Fotografia) para clinicas e consultórios. Ligue (019)3722.0820 ou entre em contato via email e peça um orçamento sem compromisso.

 

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