Artigo: Marketing Mix (4Ps)


Marketing Mix: Os 4 Ps do MarketingMarketing Mix: Os 4P´s do Marketing para Clínicas

O sucesso de todo negócio se baseia na formulação de estratégias adequadas e na implantação bem sucedida das ações necessárias. O chamado “Marketing Mix” ou “4Ps do Marketing” permite uma divisão das áreas, para as quais as estratégias devem ser formuladas e as ações de marketing executadas. O Marketing Mix se aplica aos Serviços prestados por Clínicas Médicas, Clínicas Odontológicas além de Consultórios de Dentistas e Médicos.

O nome 4Ps vem das denominações em ingles das 4 áreas identificadas: Product (produto ou serviço), Price (preço), Promotion (Comunicação) e Placement (Local ou Distribuição). Os profissionais de marketing usam estas variáveis para estabelecer um Plano de Marketing, que para ser bem sucedido deve refletir a melhor proposta de valor para o público integrante de um mercado-alvo bem definido.

As quatro áreas se interagem de forma que estratégias e ações para uma das áreas afetam as demais:

  • Product (Produto): Tem a ver com o ciclo de vida do produto, oportunidades para novos produtos, obsolescência de produto, design, marca, embalagem, etc. No caso da área de serviços, tem a ver com o portfolio dos serviços prestados (e suas características intangíveis) assim como com as pessoas envolvidas na prestação do serviço, com os processos, com as instalações e com o suporte físico.
  • Price (Preço): Tem a ver com o preço do produto (ou serviço) considerando todas as estratégias possíveis (Ex. política de preço, flexibilidade, descontos, formas de pagamento, financiamentos, etc.). As estratégias de preço devem ser analisadas cuidadosamente considerando o objetivo estratégico do negócio (Ex. entrada do produto em um mercado pode exigir uma política de preço mais agressiva).
  • Placement (Distribuição): Tem a ver com as formas ou canais por meio dos quais o usuário tem acesso ao produto (ou serviço), englobando também aspectos de logística para que o produto seja distribuído (Ex. canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte, etc.).
  • Promotiom (Comunicação): Tem a ver com as formas utilizadas para fazer com que o usuário tome conhecimento que o produto existe. Por isso tem a ver com técnicas de divulgação tais como publicidade, força de vendas, relações públicas, assessoria de imprensa, propaganda e promoções. O esforço de Comunicação deve ser feito dentro de uma campanha estruturada (Plano de Comunicação) que deve levar em conta todos os fatores inclusive o ciclo de vida do produto.

Os quatro fatores do Mix de Marketing (4Ps) estão inter-relacionados, e portanto decisões em uma área afetam ações em outra. Devido a esta inter-relação caso uma empresa decida por um posicionamento baseado em um determinado “P”, os demais fatores devem dar suporte a esta estratégia. Por exemplo, caso uma empresa adote uma estratégia de preço baixo, o produto tem que ter características que o permita concorrer em preço com os existentes no mercado (ex. seu custo deve poder ser baixo para grandes volumes de produção). Por outro lado, caso a estratégia seja de preço mais alto, o produto tem que ter características que o diferenciem na percepção do usuário, e esta diferenciação deverá significar maior valor percebido. Nos exemplos acima a Comunicação (Promotion) deverá num caso enfatizar o preço baixo do produto e no outro caso a qualidade e as características “Premium” que diferenciam o produto e justificam o seu preço mais alto.

As organizações tem buscado formas alternativas de influenciar o comportamento das pessoas de forma a levá-las a consumir os seus produtos. As formas de influenciar as pessoas podem ser traduzidas em diferentes estratégias dependendo do ramo do negócio, desta forma vemos que algumas empresas buscam de forma incessante por inovação (Sony), diferenciação no design (Apple), ampliação da experiência dos clientes na utilização do produto (Harley-Davidson). As ações de marketing que buscam influenciar o comportamento dos clientes podem trazer também a fidelização dos mesmos à marca.

Marketing Care

Na elaboração do Plano Estratégico e de Marketing para a Clínica, devem existir estratégias  e ações  focadas no Marketing Mix da Clínica de forma consistente com os objetivos e metas definidas de forma mais ampla. A Marketing Care presta o Serviço de Consultoria de Marketing e desenvolvimento de serviços (Ex. Folders, Website, Logotipo, papelaria, etc.) para clinicas e consultórios. Ligue (019)3722.0820 ou entre em contato via email e peça um orçamento sem compromisso.

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