Artigo: Marketing na Área Médica


Saiba mais sobre Marketing na área MédicaMarketing para Médicos e Profissionais da área da Saúde

Na prestação de serviços como em toda relação comercial, deve ser procurado evidenciar ao máximo o valor percebido pelo cliente. Deve ser valorizada a experiência do cliente ao ter contato com os seus serviços, se possível deve-se procurar tangibilizar os mesmos para o cliente.

No caso dos profissionais da área médica, devem ser feitos todos os esforços possíveis para que o cliente, desde o contato na primeira consulta, tenha uma excelente experiência na sua clínica. Todo o processo é importante, desde o agendamento da consulta até o atendimento, passando pelo ambiente da clínica, pelo atendimento dos funcionários, pela decoração, etc.

Além dos aspectos físicos, dos equipamentos, da mobília e ambiente, a clinica deve ter um Processo de funcionamento voltado para o cliente onde as formas de atendimento sejam muito bem definidas assim como a postura e comportamento dos funcionários no atendimento aos clientes.

O profissional de saúde deve também seguir o Processo estabelecido durante o atendimento de todos os clientes. Por isso, o Processo deve ser desenvolvido de forma personalizada para o profissional e para a clinica, fazendo uma análise SWOT e procurando potencializar os seus pontos positivos e corrigir os eventuais pontos negativos existentes de forma a aumentar a satisfação dos clientes, principalmente durante o primeiro contato com a clínica. O Processo deve abordar desde a forma de se vestir do profissional de saúde até a forma de interagir com o cliente através de postura adequada a fim de transmitir confiança, segurança e credibilidade ao cliente. Os funcionários que tem contato com os clientes devem também ser contemplados no Processo e devem ser treinados para poder desempenhar corretamente o trabalho.

Após a implantação do Processo, devemos poder avaliar todas as suas etapas: o primeiro contato do cliente, o agendamento da primeira consulta, a recepção do cliente na clínica, a primeira consulta e a saída do cliente da clínica. Esta avaliação deve apontar para uma experiência favorável com percepção de valor no tocante a:

  • Localização do consultório ou clínica
  • Facilidade para estacionamento
  • Uso das instalações físicas (Ex. ambiente, mobiliário, decoração, etc.)
  • Atendimento feito pelo profissional de saúde
  • Atendimento feito pelos funcionários do consultório ou clínica
  • Material de comunicação disponibilizado (Ex. folders, website, etc.)

Caso, na percepção do cliente, algum dos pontos acima esteja insatisfatório ele poderá colocar a perder todos os esforços em manter os demais pontos acima dos padrões da concorrência.

Caso a percepção de valor da maioria dos clientes esteja bem atendida isso significa que seus esforços de marketing atingiram os objetivos e portanto os 4P´s do marketing - Product (ou Serviço); Promotion (Comunicação); Placement (suas instalações físicas e processo); Price (Preço) – estão atendidos para a sua clínica. Neste caso, pode-se avaliar a oportunidade para se colocar os preços dos serviços/tratamentos um pouco acima dos preços praticados pelos seus concorrentes diretos, pois quando o cliente percebe valor e fica satisfeito ele aceita pagar mais pelo serviço. Caso o ajuste dos preços seja viável, o lucro pode ser utilizado inicialmente para amortizar os investimentos feitos em marketing.

Concluindo, é de extrema importância que seu consultório ou clínica seja avaliada por profissionais especializados em marketing e processos. Você tem pouca visibilidade para enxergar os seus pontos fortes e, principalmente, os pontos de melhoria (pontos fracos!). Um consultor especializado é a pessoa ideal para fazer o diagnóstico!

Sugerimos que você preencha o Checklist de Marketing de modo a poder ter um posicionamento do status atual das suas iniciativas na área de marketing.

Marketing Care

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