Indicações de Clientes e o Marketing boca-a-boca


Indicações de Clientes e a importância do Marketing boca-a-bocaA indicação feita pelos atuais clientes é a principal forma de captação de novos clientes, sendo a forma mais eficaz de divulgação dos serviços dos profissionais da área da saúde. Em uma clínica ou consultório já em operação há algum tempo, a grande maioria dos clientes devem ser oriundos de indicação de clientes atuais! Se isto não está ocorrendo na sua clínica, algo deve estar errado...

Fidelização de Clientes

Dizemos que os clientes que indicam os serviços da Clínica estão mais do que fidelizados aos serviços da mesma, eles estão “encantados” com os serviços prestados e por isso fazem a indicação para os amigos, colegas e parentes. A indicação feita por atuais clientes ou a existência do chamado marketing boca a boca é um indicativo da forte satisfação dos clientes, que desejam que a sua rede de relacionamento também se beneficie dos excelentes serviços da Clínica.

A indicação de novos clientes será potencializada se além de qualidade técnica dos serviços houver valores adicionais na prestação do serviço que sejam percebidos pelo cliente. A indicação é uma forma de publicidade gratuita de grande credibilidade, pois é baseada no testemunho positivo de quem já experimentou os serviços da Clínica.

Incentivando a indicação de Clientes!

A maioria dos profissionais da área da saúde sabe do valor da indicação feita pelos atuais clientes, mas muitos nada fazem de concreto para estimular as mesmas. A principal razão para esta postura é acreditar que a qualidade dos seus serviços são suficientes para garantir a indicação dos mesmos. Estes profissionais se esquecem que nos dias de hoje a qualidade técnica dos serviços é condição básica de sobrevivência no mercado não sendo a única condição para garantir a ocorrência da indicação dos serviços.

A indicação de clientes é um ato espontâneo, feito pelo atual cliente se ele considerar que deva fazer a indicação. Entretanto, existem formas de estimular e incentivar a recomendação dos serviços pelos clientes que estão muito satisfeitos com o serviço prestado pela Clínica. Como exemplo, podem ser dadas recompensas aos clientes que indicam novos clientes, criando incentivo para a existência de um marketing boca a boca. Isto pode ser feito fazendo ações junto aos clientes que indicam outros clientes com o objetivo que estes se sintam importantes e diferenciados. Mostre a eles de uma forma concreta que as indicações são essenciais para a Clínica e permitem a melhoria contínua na prestação dos seus serviços.

Organizando a indicação de Clientes

Para uma efetiva ação de recompensa por indicações é importante que seja mantido na Clínica uma forma de identificar os clientes que indicam novos clientes. Cada novo cliente deve ter em sua ficha no banco de dados um campo com o registro do nome da pessoa que o indicou. De forma inversa deverá ser possível visualizar no banco de dados da Clínica o os novos clientes que já foram indicados por determinado cliente.

Os clientes que indicarem muitos outros clientes deverão ter ações de relacionamento diferenciadas com a Clínica, como por exemplo, receberem cartões de aniversário e/ou Natal personalizados para o cliente específico! Eles podem até ter atendimento diferenciado além de um contato mais personalizado feito pelos profissionais da Clínica.

Existem sistemas que possibilitam automatizar e facilitar a operacionalização de indicações de clientes, possibilitando assim a fidelização dos mesmos aos serviços da Clínica. Estes sistemas são online e integrados ao website da Clínica.

 

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