Dúvidas Frequentes sobre Marketing para Clínicas


Dúvidas Frequentes sobre  Marketing para ClínicasComo iniciar minhas ações na área de Marketing?

Se você for leigo no assunto, você deve procurar ler artigos sobre o tema em revistas e jornais além de procurar seminários/cursos de curta duração sobre Marketing para Clínicas. É importante você aprender os conceitos básicos para poder entender as técnicas de Marketing e o que o diferencia da propaganda. Com o conhecimento básico você terá condições de entender a importância de ter um Plano de Marketing personalizado para atender os seus objetivos e as necessidades da sua Clínica.

Não tenho tempo para me envolver com marketing,  o que devo fazer?

Neste caso recomendamos a contratação de serviço de Consultoria de Marketing para que seja feita a maior parte do trabalho de análises e, sempre alinhados com você, estabelecer as estratégias e ações de marketing necessárias para a sua Clínica. Como resultado você terá formalizado o documento do Plano de Marketing da sua Clínica.

Quero ter presença na Internet, mas sinto que isso não vai ampliar a minha clientela?

Você deve pensar na sua presença na Internet como um investimento a médio/longo prazo. Comece com um website bem estruturado, e com informações sobre você e sobre os serviços da sua Clínica. O website deve ser construído de forma otimizada para SEO (Search Engine Optimization) de modo a ter um bom ranking nos resultados de buscas no Google, quando são buscadas por palavras associadas aos seus serviços na sua região de atuação (bairro e/ou cidade). Explore também as oportunidades nas Redes Sociais (Facebook, Youtube, Twitter, etc.) divulgando o link para o seu website.

Eu sinto que marketing é inadequado para a minha especialidade médica? Como mudar este meu sentimento?

A maioria dos profissionais da área da saúde que resiste à utilização de técnicas de marketing confunde Marketing com publicidade (ou propaganda). A comunicação (ou propaganda) é apenas uma parte de um Plano de Marketing bem elaborado, que deve conter outras partes tais como: o levantamento dos objetivos a serem atingidos, uma análise SWOT (pontos, fortes, fracos, oportunidades e ameaças), as estratégias de Marketing internas à Clínica, análise da concorrência e ações de Marketing Digital (presença na Internet). Com a ajuda de consultores experientes em marketing e respeitando os aspectos dos códigos de conduta profissionais (estabelecidos pelos Conselhos Federais/Regionais), sua mensagem pode ser formulada de forma ética e adequada ao seu perfil e especialidade, ajudando a aumentar a sua reputação, ampliando a sua base de clientes e aumentando as suas receitas. Você deve atentar para o fato que o seu desconforto com Marketing pode estar dificultando a expansão da sua Clínica.

O que fazer se os demais sócios da Clínica forem resistentes à idéia de fazer Marketing?

Considere que a maioria dos profissionais que reluta na introdução de estratégias e ações de marketing nos seus negócios confunde Marketing com publicidade (ou propaganda). Você deve esclarecer a eles que a publicidade é apenas uma parte de um Plano de Marketing e pode ser feita de forma totalmente ética e alinhada com os seus objetivos. Portanto, uma vez que seus sócios compreendam o valor de desenvolver um Plano de Marketing para o Consultório/Clínica e possam mensurar o valor dos resultados possíveis de serem alcançados, eles irão apoiar as iniciativas de Marketing.

Como conseguir tempo para me dedicar às atividades de Marketing?

Sabemos que além de especialista em algum campo da área de saúde, você também é sobrecarregado com tarefas administrativas no seu Consultório. Portanto, ao procurar serviços de consultoria de marketing, verifique se a forma do desenvolvimento do trabalho de consultoria possibilitará a sua participação, considerando as suas limitações de tempo. O mais adequado é que os sócios e os profissionais chave da Clínica tenham sessões de consultoria e capacitação básica com os consultores no próprio ambiente da Clínica.

Conclusões

Concluímos que com ações adequadas de Marketing podemos engajar mais a equipe interna da Clínica e com isso maximizar oportunidades para ampliação da base de clientes. 

Marketing Care

A Marketing Care presta o serviço de Consultoria de Marketing e serviços de Comunicação de Marketing (Ex. FoldersWebsiteLogotipoPapelariaGoogle MktFacebook MktInstagram Mkt e Fotografia) para clinicas e consultórios. Ligue (019)3722.0820 ou entre em contato via email e peça um orçamento sem compromisso.

 

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