Artigo: Dicas para o sucesso do seu Folder !


VEJA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE FOLDERSEm outros artigos abordamos  formas para divulgação on-line, com dicas sobre websites, e-mail marketing e  marketing digital em geral. Neste artigo vamos abordar uma forma de divulgação mais convencional e essencial para toda Clínica:  Folder para a divulgação dos serviços ofertados!

Como o Folder é uma peça publicitária relativamente simples, é comum esquecermos do básico na hora de fazê-lo. Portanto, a seguir focamos as 6 dicas para que o seu investimento num Folder seja eficiente e traga  o  retorno desejado  para os seus negócios!

1. Tenha um objetivo claro

Evite que o seu Folder se transforme numa simples "despesa" necessária para divulgar o funcionamento da sua clínica. O seu folder deve ter um objetivo claro e ser alinhado com o seu plano de  marketing. Ele deve ser feito para atrair pacientes, melhorar a sua reputação profissional e com isso possibilitar a ampliação das receitas da clínica. Tenha em mente que um bom folder de marketing deve ser equilibrado no seu conteúdo mantendo as informações para educação do paciente num nível adequado, e que o objetivo final do folder é motivar as pessoas a procurar os serviços da sua clínica.

2. Seja profissional na confecção do seu Folder

Muitas pessoas podem escrever  razoavelmente uma carta, mas muito poucas pessoas podem escrever palavras convincentes que motivam as pessoas para a ação. Um folder profissional deve ter três características importantes: deve ser feito a partir de uma estratégia de marketing, o conteúdo deve estar alinhado com esta estratégia  e a arte/fotos devem reforçar a estratégia e a mensagem, inspirando o potencial cliente à ação, no sentido de procurar os serviços da clínica.

3.  A importância do tamanho do folder

O folder deve ter um tamanho suficiente para comunicar a mensagem desejada de forma correta. Na maioria dos casos, um folder em papel couchê de  tamanho de 21X30 cm com uma ou duas dobras pode ser eficiente na comunicação. Às vezes a mensagem pode ser curta, às vezes você precisa de mais espaço para motivar o potencial cliente. Como regra, além do conteúdo textual é importante a utilização de fotos profissionais adequadas para a comunicação desejada. Atualmente é possível a utilização de belíssimas fotos com modelos profissionais a um custo bastante razoável.

4. Transmita Emoção+Emoção+Emoção!

As pessoas compram emocionalmente e justificam a compra racionalmente. Seu folder deve vender a partir do coração, não da cabeça. O seu foco deve ser o benefício para os clientes. Evite aprofundar-se em aspectos técnicos dos seus serviços e tratamentos!. Para isso busque ajuda de profissionais experientes com sensibilidade para associar elementos visuais (fotos e cores) com palavras que,  juntas, potencializem a comunicação e motive adequadamente os seus clientes.

5. Utilize o seu website como complemento do Folder

O Folder tem um tamanho e espaço limitado  para informar....mas o seu website não!!! Portanto, integre as informações do seu Folder com o conteúdo do website, além de integrar também aspectos de design. O usuário deve ter acesso no Folder às informações essenciais e ser estimulado a ir ao website em busca de informação complementar.

6.  Não utilize Templates padronizados para o Folder

O seu folder deve ser profissional e transmitir a sua marca de forma eficiente, diferenciada e com muito bom gosto. Evite a todo custo soluções despersonalizadas e padronizadas de baixa qualidade existentes no mercado.

7. Tenha, no mínimo, o seguinte Kit Básico de  Marketing para a sua sobrevivência:

  • LOGOMARCA/LOGOTIPO: a sua identidade visual irá direcionar cores para o ambiente/decoração da clínica.
  • WEBSITE: não cometa o erro de achar que um website serve apenas para atrair clientes!!! Atualmente ele é essencial para a construção do seu “branding”. Use e abuse de fotos, áudio, vídeos, etc.
  • FOLDER: mesmo com um website de primeira linha, você ainda precisa do “papel” na sua divulgação. Portanto tenha um belo FOLDER na sua sala de espera e em outros locais adequados.
  • PAPELARIA: embora óbvio, nem todos dão a devida importância. Faça pelo menos as seguintes peças com qualidade estética e de impressão: cartão de visitas, receituário, papel timbrado, envelope e pasta.

Marketing Care

A Marketing Care é especializada em Marketing para Clínicas e além do serviço de Consultoria de Marketing, presta os seguintes serviços para clínicas e consultórios:

Ligue (019)3722.0820 ou entre em contato via email e peça um orçamento sem compromisso:

Pin It