Artigo: Como ampliar a base de pacientes


Como ampliar a base de clientes da sua clínicaOs profissionais da área da saúde, tais como médicos, psicólogos e dentistas, devem fazer atividades constantes de marketing para difundir de forma consistente os seus serviços e sua competência profissional.

Deve ser lembrado que a propaganda ou publicidade é apenas uma parte do marketing, sendo associada com a ações de divulgação e comunicação. O marketing é uma área mais ampla que incorpora estratégias, se preocupa com o branding (a sua "marca") além de se preocupar com a experiência e emoções dos clientes ao terem contato com os seus serviços.

Obviamente as atividades de publicidade ou comunicação são também importantes pois é a maneira de você informar o seu público alvo sobre os seus serviços e potencializar novos clientes para a sua clínica.

Listamos abaixo 3 estratégias de marketing que ajudarão você a ampliar a sua base de pacientes:

Tenha foco nas necessidades dos pacientes

Nas suas ações e peças de comunicação publicitária voce deve se concentrar com as necessidades dos seus pacientes, ressaltando como você pode resolver os problemas. Ao explicitar os benefícios que você oferece com os seus tratamentos, você deve dar ênfase aos aspectos emocionais envolvidos, tais como temores, necessidades e problemas dos potenciais pacientes.

Procure não ser demasiadamente sensacionalista na comunicação e nunca se desvie das normas de conduta e ética da sua classe profissional.

Invista na sua imagem profissional (branding)

Quando você recebe um novo paciente, mesmo se você tiver sido fortemente recomendado por alguém que o paciente confia, ele ainda não saberá como você irá tratá-lo. Normalmente neste caso, ele vai tirar conclusões sobre você de forma indireta através de observações externas, como a condição e localização do seu consultório, decoração da sua sala de espera, atendimento feito pela sua recepcionista e tempo de espera. Se estes fatores externos não estiverem satisfatórios na experiência vivida pelo paciente, ele vai subjetivamente supor que a qualidade do seu serviço também não será satisfatória.

Portanto, lembre que todos os aspectos que interferem na experiência do paciente no contato com os seus serviços podem influir positivamente ou negativamente na sua imagem.

Amplie o relacionamento com os seus Pacientes

Caso o seu contato com os pacientes esteja limitado a exames de acompanhamento periódicos você não está aproveitando todas as oportunidades para ampliar o relacionamento. Quanto mais você interagir com seus pacientes, maior a probabilidade deles se fidelizarem aos seus serviços e dar referências suas para a sua rede social de conhecidos. O contacto com os seus pacientes também transmite um sentimento que você se preocupa com eles e os mesmos são especiais para você.

Portanto, não desperdice as chance de enviar cartas de boas-vindas aos novos pacientes, enviar cartões de aniversário para pacientes ativos, enviar lembretes de consultas agendadas, enviar cartões de agradecimento de indicação de clientes, enviar cartões em feriados importantes, retornar telefonemas de uma forma oportuna, enviar cartas especiais para pacientes inativos e mostrar cortesia e disponibilidade nas interações com cada paciente.

A implementação destas estratégias e ações de marketing necessitam de tempo, persistência e investimentos financeiros. Se você tem recursos humanos e financeiros limitados será difícil fazer marketing de maneira consistente e com resultados. Mas, se você puder investir na implementação dessas táticas, elas poderão ajudar a aumentar sua base de clientes e a sua lucratividades!

Marketing Care

A Marketing Care presta o Serviço de Consultoria de Marketing e desenvolvimento de serviços (Ex. FoldersWebsiteLogotipopapelariaetc.) para clinicas e consultórios. O nosso trabalho busca formas de ampliar o "branding" e a imagem profissional dos nossos clientes. Ligue (019)3722.0820 ou entre em contato via email e peça um orçamento sem compromisso.

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