Dicas de como ampliar a sua Clientela


Como ampliar a base de clientes da sua clínicaOs profissionais da área da saúde tais como médicos, psicólogos, dentistas e fisioterapeutas devem fazer atividades constantes de marketing para difundir de forma consistente os seus serviços e sua competência profissional.

Deve ser lembrado que a propaganda ou publicidade é apenas uma parte do marketing, sendo associada com ações de divulgação e comunicação. O marketing é uma área mais ampla que incorpora estratégias, se preocupa com o branding (a sua “marca”) além de se preocupar com a experiência e emoções dos clientes ao terem contato com os seus serviços.

Identificamos neste artigo 3 dicas que ajudarão você a ampliar a sua base de pacientes!

Tenha foco em necessidades

Nas suas ações e peças de comunicação publicitária você deve se concentrar com as necessidades dos seus pacientes, ressaltando como você pode resolver os problemas.

Ao explicitar os benefícios que você oferece com os seus tratamentos, você deve dar ênfase aos aspectos emocionais envolvidos, não os aspectos técnicos. Procure não ser demasiadamente sensacionalista na comunicação e nunca se desvie das normas de conduta e ética da sua classe profissional.

Invista na sua imagem (branding)

Quando você recebe um novo paciente, mesmo se você tiver sido fortemente recomendado por alguém que o paciente confia, ele ainda não saberá como você irá tratá-lo. Normalmente neste caso, ele vai tirar conclusões sobre você de forma indireta através de observações externas, como a condição e localização do seu Consultório, decoração da sua sala de espera, atendimento feito pela sua recepcionista e tempo de espera.

Se estes fatores externos não estiverem satisfatórios na experiência vivida pelo paciente, ele vai subjetivamente supor que a qualidade do seu serviço também não será satisfatória. Portanto, lembre que todos os aspectos que interferem na experiência do paciente no contato com os seus serviços podem influir positivamente ou negativamente na sua imagem.

Amplie seu relacionamento

É muito importante que o seu cliente se sinta bem na sua Clínica ou Consultório. Além do investimento em modernos equipamentos profissionais lembre-se que a experiência do cliente na sala de espera é de grande importância. Garanta a existência de ambiente confortável, com temperatura agradável, com boas opções de leitura, toaletes limpos e bem equipados, atendimento atencioso e eficiente dos funcionários. Estabeleça formas para conhecer melhor o cliente e saber os seus desejos e necessidades. Aproveite todas as formas e momentos para estreitar o seu relacionamento com os clientes. Quanto mais você interagir, maior a probabilidade da fidelização dos mesmos com os seus serviços e também de darem referências suas para as respectivas redes de relacionamento.

Portanto, não desperdice as chances de enviar cartas de boas-vindas aos novos pacientes, enviar cartões de aniversário para todos os clientes, enviar lembretes de consultas agendadas, enviar cartões de agradecimento de indicação de clientes, enviar cartões em feriados importantes (Ex. Natal), enviar cartas especiais para pacientes inativos e mostrar cortesia e disponibilidade nas interações com cada paciente. Divulgue também os seus serviços na sala de espera através de Folders e Portfólio de Serviços (Photo Book) e Vídeos.

Invista em presença na Internet e nas Redes Sociais

Tenha um site atualizado e bem posicionado nos resultados das buscas no Google pelos seus serviços. Tenha uma Fanpage no Facebook com postagens de interesse dos clientes, faça campanhas de posts patrocinados regularmente na Fanpage para ampliar o número de «seguidores» das postagens na Fanpage. Utilize a Fanpage para divulgar o site da Clínica onde pode ser disponibilizado conteúdo mais completo e relevante. Tenha um blog associado ao site para divulgar temas ainda mais relevantes.

Conclusões

A implementação destas ações de marketing necessitam de tempo, persistência e investimentos financeiros. Se você puder investir na nestas dicas e ações, elas poderão ajudar a aumentar sua base de clientes e a sua lucratividade!

Marketing Care

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