Business Plan ou Plano de Marketing?


Plano de Negocio e Plano de MarketingUma vez que você já tenha um objetivo ou meta bem definida (e descrita!), o próximo passo é decidir se você necessita de um Plano de Marketing ou de um Business Plan (Plano de Negócio). Neste artigo vamos abordar as diferenças entre Business Plan e Plano de Marketing e daremos dicas sobre o desenvolvimento dos mesmos.

Business Plan ou Plano de Marketing?

Uma empresa/Clínica necessita fazer planejamento para garantir a sua sobrevivência e para garantir que os objetivos e metas sejam atingidos da melhor forma, considerando os recursos disponíveis. A necessidade de fazer um planejamento pode ser consequência do estabelecimento de uma Meta de expansão ou abertura de novo negócio (Business Plan) ou pode ser devido a uma Meta associada a produtos ou serviços (Plano de Marketing). Portanto, considerando uma determinada Meta a ser atingida pode-se definir qual o tipo de Plano deverá ser elaborado.

Business Plan

No caso de um novo negócio ou expansão de um negócio existente que demande um considerável volume de investimentos, é necessária a elaboração de um Business Plan, conhecido também como Plano de Negócio, que contemple especificamente as condições associadas ao novo negócio ou a expansão pretendida. O Business Plan serve para analisar a viabilidade do novo negócio (ou expansão) antes de se fazer os investimentos. Portanto, o Business Plan poderá indicar a inviabilidade de um novo negócio (ou expansão), mostrando que os investimentos não terão o retorno desejado. Neste caso o Business Plan poderá indicar formas alternativas para se atingir o retorno desejado sugerindo modificações nas premissas ou nos requisitos iniciais (ex. Metas).

Plano de Marketing

Caso a Meta seja ampliar os serviços oferecidos para os clientes atuais (agregar novos serviços na empresa), oferecer os serviços atuais para novos clientes (diferenciar os serviços existentes) requerendo um reposicionamento do negócio e ações de comunicação com o mercado, neste caso é necessário a elaboração de um Plano de Marketing.

A elaboração de um Plano de Marketing formal é ideal para, em momentos competitivos ou de crise, fazer o marketing canalizar estrategicamente as vendas na direção correta. Uma vez formalizado e escrito, o Plano de Marketing obriga os gestores a detalharem suas metas, estratégias e ações de uma maneira lógica e adequada para ser seguida pelos profissionais da empresa. O Plano de Marketing deve ser formalizado em um documento com a seguinte estrutura básica:

  • Análise de Situação (Ex. concorrentes, clientes, fornecedores, ameaças, oportunidades, fraquezas e potencialidades)
  • Objetivos, Metas e Estratégias
  • Prazos, Custos, Responsabilidades
  • Orçamentos
  • Demonstrativo de Resultados (Análise Financeira)
  • Formas de Controles (acompanhamento)
  • Processos de Atualização do Plano

A não formulação de Metas claras e a falta de um Planejamento formal são as principais causas do alto índice de mortalidade de empresas. Sem um Planejamento formal as etapas podem ficar obscuras e difíceis para serem seguidas pelos colaboradores e consequentemente difíceis de serem controladas criando condições ideais para o não atingimento das Metas. Além dos planos descritos acima, existe também o Planejamento Estratégico que é normalmente feito para um horizonte de 5 anos sendo fundamental para o sucesso de médias/grandes empresas.

O Planejamento Estratégico leva em conta as condições internas e externas à empresa (análise ambiental) e os objetivos estratégicos esperados. As ações estabelecidas no Planejamento Estratégico visam orientar de forma estratégica e criar condições para a evolução desejada para a empresa. Podemos dizer que o Planejamento Estratégico procura prever o futuro da empresa à longo prazo, indicando de uma forma genérica o que deve ser executado e a forma de execução. O Planejamento Estratégico possui no seu escopo um Planejamento de Marketing com um foco mais abrangente voltado para aspectos mais estratégicos do negócio.

Conclusões

É de extrema importância que a sua Clínica tenha definida uma Metas anual juntamente com um Plano de Negócio ou Plano de Marketing (se for o caso). Sugerimos que você preencha o Formulário de Análise de Marketing disponibilizado em nosso website (Checklist de Marketing para Clínicas) de modo a poder ter um posicionamento sobre suas iniciativas atuais na área de Marketing e poder assim visualizar eventuais necessidades de melhoria.

Marketing Care

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