Como está a sua encontrabilidade no Google?


Como está a sua encontrabilidadeOs profissionais da área de saúde, de maneira geral, tem pouca disposição ou interesse com o tema “Fazer Marketing”, sendo isto uma conseqüência destes profissionais se sentirem pouco a vontade em fazer “propaganda”. Este desconforto se deve à confusão que eles fazem entre marketing e propaganda. Em geral acham que fazer marketing é o mesmo que fazer propaganda (ou publicidade).

A propaganda é apenas um dos 4Ps do marketing, a saber: Promotion (Propaganda ou comunicação), Price (Preço), Placemenet (Distribuição) e Product (Produto ou Serviço). A propaganda é feita depois da definição de inúmeras análises e estratégias de marketing envolvendo todos os P´s, como o levantamento do público alvo e a melhor forma de atendê-lo com produtos/serviços, análise SWOT, qual a percepção de valor dos produtos/serviços, preço para produtos/serviços, quais são as ameaças representadas por empresas concorrentes, levantamento de estratégias para conseguir ter sucesso no mercado considerando os movimentos da concorrência, aspectos de distribuição, etc.

É um equívoco achar que os potenciais clientes usam diretórios telefônicos (“Páginas Amarelas”) para procurar fornecedores de serviços, incluindo serviços médicos, como era feito antigamente..... Isto faz com que um médico ache que basta ter o telefone nas “Páginas Amarelas” para que os seus clientes encontrem o seu consultório!! Na verdade as páginas amarelas não existem mais como eram conhecidas anos atrás e, portanto, é necessário utilizar outras formas para os clientes o encontrarem.

Conforme o autor do livro Best seller “Google Marketing”, a melhor forma de você encontrar os seus cliente é ser encontrado por eles! Isto era fácil na época das “Páginas Amarelas”, hoje esta tarefa não pode ser feita sem a ajuda da internet. Portanto, podemos tirar uma conclusão com relação a uma necessidade básica dos profissionais da área da saúde : a sua clínica ou consultório tem que estar na internet, ou seja tem que ter um website para ser visível aos usuários da internet. Um outro ponto: o seu negócio tem que ser localizável a partir de buscas na internet por palavras associadas aos seus serviços. Você tem que ter encontrabilidade no Google!

A internet tem que ser considerada seriamente nas estratégias de marketing dos profissionais da área médica. Seu público alvo (principalmente os com menos de 30 anos) passa uma grande parte do seu tempo nos ambientes da internet se comunicando, divertindo, trabalhando e, porque não, procurando e avaliando os fornecedores que irão suprir os seus desejos de consumo e as suas necessidades de produtos e serviços, incluindo serviços de saúde!

Muito mais que encontrabilidade no Google...

A sua Clínica pode ter um website que esteja visível no Google para apenas uma parcela dos seus serviços, talvez nem sejam os serviços mais importantes.... Como exemplo, vamos imaginar uma empresa da área de Limpeza Empresarial com um website que aparece na primeira posição do resultado do Google, quando é procurado por “limpeza empresarial”. Aparentemente o website está muito bem, pois ele está na primeira posição do Google!! Entretanto, se você procurar pelo seguinte conjunto de palavras “limpesa empresarial” (escrito errado!!), “limpeza para empresas”, “limpeza de empresas” e “limpeza industrial” você verificará que a tal empresa de limpeza está invisível na internet!!! Ela não aparece em nenhum dos resultados de busca destas palavras no Google...Aparecem apenas empresas concorrentes!

Que lição devemos tirar do exemplo acima: o seu website tem que estar nas primeiras posições das buscas do Google para todos os conjuntos de palavras que sejam importantes para o seu negócio. Estas palavras são aquelas que o usuários teclam quando estão procurando os seus serviços, por isso no conjunto de palavras devem haver versões até de palavras grafadas de forma errada (isso mesmo, com erros de português!).

Outro ponto a ser considerado é o aspecto regional! Por exemplo, não adianta uma Clínica de Campinas/SP aparecer nos resultados de busca no Google de um usuário de Fortaleza! É importante ressaltar também que é muito mais fácil (e rápido, para os websites novos!) aparecer nas primeiras posições numa busca por “implantes dentários campinas” do que ficar nas primeiras posições do resultado da busca pelas palavras “implantes dentários”. A razão é a maior concorrência para conjuntos de palavras mais genéricas.

Sumarizando tudo que foi dito até aqui sobre a encontrabilidade do seu website:

  • Liste os conjuntos de palavras (esqueça palavras isoladas, elas são demasiadamente genéricas!!) mais significativos que traduzem os hábitos dos seus potenciais clientes nas buscas no Google.
  • Gere uma lista expandida do conjunto de palavras, incluindo versão com grafia errada de palavras com maior probabilidade de erra de grafia.
  • Certifique-se que estes conjuntos de palavras estejam nos textos do conteúdo da sua página, nos keywords do código HTML (onde devem ser inseridas as palavras com erro de grafia) e se possível nos títulos das páginas.

Conclusões

Você deve esperar que o website da sua clínica apareça nos resultados de buscas no Google para a lista de conjuntos de palavras (esqueça palavras isoladas, elas são demasiadamente genéricas!!) mais significativos que traduzem os hábitos dos seus potenciais clientes nas buscas no Google. Não se esqueça das palavras com grafia errada, elas também devem fazer parte dos keywords do website!

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