Artigo: Análise SWOT para Clínicas


Análise SWOT para ClínicasA análise SWOT é uma técnica utilizada para fazer o levantamento dos pontos fortes e fracos de um profissional ou empresa, e para identificar as oportunidades e ameaças existentes no ambiente de negócio. A análise SWOT é feita após a finalização da análise Ambiental externa e interna ao ambiente no qual a o profissional ou empresa está inserida.

O termo S.W.O.T. é uma sigla em inglês, que representa um acrônimo de: Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities), Ameaças (Threats). Em português costuma-se também utilizar o termo PFOA (Potencialidades, Fragilidades, Oportunidades e Ameaças). Foi Albert Humphrey, líder de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nos anos 60, que primeiro formulou a técnica da análise SWOT.

Aplicada em uma empresa a análise SWOT, permite descobrir nichos sustentáveis no mercado. Quando utilizada num contexto de um profissional, a análise SWOT ajuda a pessoa desenvolver sua carreira de forma a tirar o maior proveito de seus talentos e de suas capacidades face as oportunidades existentes.

O que faz a análise SWOT particularmente poderosa é que possibilita uma forma sistematizada para descobrir as oportunidades que seu negócio está melhor posicionado para explorar. E por outro lado, ao compreender os pontos fracos do seu negócio, você pode se precaver e controlar e eliminar previamente as ameaças evitando surpresas.

Uma reflexão mais profunda na análise SWOT, permite olhar o ambiente onde está o seu consultório/clínica e seus concorrentes, e começar a definir estratégias para aumentar a sua competitividade identificando oportunidades de diferenciação da concorrência.

O insumo para a análise SWOT são as respostas para as seguintes perguntas:

Pontos fortes (Strengths)

  • O que você, sua clínica e equipe fazem bem?
  • Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?
  • Quais os seus diferenciais?
  • O que a concorrência, a sua equipe, os clientes e os fornecedores acham que você faz bem?

Ao levantar os seus pontos fortes, faça-o sob a ótica dos seus concorrentes. Por exemplo, se todos os seus concorrentes fornecem serviços de alta qualidade, então prover serviços de alta qualidade não é uma força no mercado, é uma necessidade (ou requisito básico para competir!).

Pontos Fracos (Weaknesses)

  • No que você precisa ficar atento?
  • O que precisa melhorar?
  • O que deve ser evitado?
  • Onde você possui menos recursos que a concorrência?
  • Quais são suas fraquezas identificadas pelos outros?
  • Quais os fatores que fazem você perder clientes no primeiro contato?

Novamente você deve refletir sob uma ótica interna e externa: Os outros parecem ter uma percepção de fraquezas que você não vê? Os seus concorrentes estão fazendo alguma coisa melhor do que você? É melhor ser realista agora, enfrentando qualquer verdade desagradável o mais cedo possível!

Oportunidades (Opportunities)

  • Quais são as oportunidades que você pode identificar na sua cidade ou região?
  • O que seus clientes desejam e/ou necessitam que pode servir como oportunidade de ampliar as suas receitas?
  • Como agregar valor aos seus serviços?
  • Quais são as tendências interessantes (Ex. hábitos, tecnológicas,etc.) que você pode aproveitar e incorporar a seu favor?

Atentar que boas oportunidades podem vir associadas a mudanças: em tecnologia, em hábitos, em escala de consumo, em políticas governamentais, em padrões sociais, em perfis populacionais, em estilo de vida, etc.

Algumas oportunidades devem ficar mais destacadas, se você olhar para seus pontos fortes e perceber que estes podem potencializar estas oportunidades. Por outro, voce deve analisar as suas fraquezas e verificar se você pode potencializar oportunidades, eliminando alguma delas.

Ameaças (Threats)

  • Que obstáculos (legislação, obrigações regulatórias, concorrentes) podem lhe prejudicar?
  • Qual o ponto forte do seu concorrente que pode ser uma ameaça para você?
  • Quais as estratégias e diferenciais dos seus concorrentes?
  • Os requisitos exigidos para os seus serviços estão mudando?
  • A mudança tecnológica está ameaçando sua posição como prestador de serviços?
  • Você tem inadimplência ou problemas de fluxo de caixa?
  • Poderia qualquer um dos seus pontos fracos ameaçar seriamente o seu negócio?

Os Pontos Fortes e Pontos Fracos são frequentemente vistos pela ótica interna do seu consultório/clínica, já as Oportunidades e Ameaças muitas vezes dizem respeito a fatores externos.

Marketing Care

A realização da Análise SWOT permite tanto apontar o que precisa ser feito na Clínica como também colocar eventuais os problemas em evidência. O próximo passo é a elaboração de um Plano Estratégico e de Marketing para a Clínica de modo a consolidar tanto os seus objetivos/metas como as ações táticas a serem tomadas para se alcançar os resultados desejados. Tanto a elaboração da Análise SWOT como a formulação do Plano Estratégico ou de Marketing podem se valer de Serviços de Consultoria. Veja no nosso artigo "Porque contratar uma Consultoria" as vantagens da ajuda de consultores para essas tarefas.

A Marketing Care presta o Serviço de Consultoria de Marketing e desenvolvimento de serviços (Ex. Folders, Website, Logotipo, papelariaetc.) para clinicas e consultórios. Ligue (019)3722.0820 ou entre em contato via email e peça um orçamento sem compromisso.

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